A convite do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Dr. José Eduardo Ciotola Gussem, os membros do NUGOJ Dra. Vanessa Evangelista e o Professor Renan Couto visitaram a sede da instituição, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Eles conheceram o “MPRJ em Mapas”, um sistema informatizado que, utilizando técnicas de Business Inteligence, Inteligência Artificial e Georreferenciamento, integra dados de diversas instituições do estado e os apresenta em mapas, gráficos e tabelas.

Segundo o Professor Couto, que é graduado em Engenharia de Telecomunicações e já trabalhou diretamente na indústria de TI (Tecnologia da Informação), “estamos diante de uma ferramenta robusta e que processa uma quantidade enorme de dados. É intuitiva e agradável de navegar (User Experience – UX), tendo inúmeras aplicações na atividade finalística do Ministério Público”.

Na apresentação do “MPRJ em Mapas” feita pelo gerente da plataforma, Daniel Belchior, foram mostrados alguns exemplos de indicadores como a localização de escolas no estado, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos municípios, a quantidade atual e mínima necessária de conselhos tutelares, dentre outros, sendo possível correlacioná-los com a atuação do Ministério Público.

A Dra. Vanessa, que é promotora de Justiça, relatou que “acompanhar visualmente e em apenas uma tela indicadores sociais, ambientais, educacionais, urbanísticos e até dos investimentos do governo, comparando-os com a incidência de crimes e outros problemas que afetam a vida da população, facilita muito o trabalho do Ministério Público”. Ainda de acordo com a Dra. Vanessa, “se os órgãos de execução estiverem organizados e com o trabalho convencional diário fluindo eficientemente, sobrará tempo e recursos para utilizar essas informações com foco nas atividades preventivas e resolutivas, revolucionando a atuação do Ministério Público e impactando positivamente a sociedade”.

Na visita, os membros do NUGOJ aproveitaram a oportunidade e presentearam o Dr. Gussem e o Dr. Bernardo Maciel Vieira – Secretário de Tecnologia da Informação e de Comunicação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – com o recém lançado livro “Gestão da Produção no Ministério Público e o Pensamento Lean”.

20180917b_VisitaMPRJ

A obra traz para o âmbito do Ministério Público temas como planejamento, gerenciamento de projetos, gerenciamento de processos de negócio, gestão de pessoas, organização de materiais e infraestrutura, sempre com foco no aumento da produtividade e qualidade e usando como base o pensamento lean, filosofia de gestão que ajudou o Japão a se reerguer após a Segunda Guerra Mundial e transformou suas empresas em referência para diversos setores: montadoras de automóveis, fabricação de eletroeletrônicos, telecomunicações etc.

______________________

Para conhecer melhor o “MPRJ em Mapas”, clique aqui.

Para adquirir o livro “Gestão da Produção no Ministério Público e o Pensamento Lean” clique aqui ou entre em contato com o NUGOJ.

______________________

NUGOJ – 17/09/2018

Imagens: NUGOJ/Divulgação